História
das Piracicabanas

A viola Caipira é foco e é na música raiz que a Orquestra encontra inspiração para tocar o coração das pessoas.

A Orquestra de viola Caipira AS PIRACICABANAS é um Projeto Musical desenvolvido pela Escola de Música MOMENTO MUSICAL. Foi fundada em 14 de Setembro de 2010, com o objetivo de incentivar e cultivar a nossa genuína música raiz/caipira, tão conhecida e comentada em toda nossa região.

O repertório traz o mais requintado da música raiz, principalmente os temas que se referem a nossa cidade como a tão conhecida "Rio de Lágrimas" de Lourival dos Santos e Tião Carreiro. E tantas outras pedras preciosas que são lapidadas nas cordas da viola caipira

A orquestra “As Piracicabanas” é formada por viola caipira, violões, percussão, baixo e belíssimas vozes cantadas no dueto da música caipira.

A regência e arranjos são feitos pela violeira e professora Marcela Costa, formada em Pedagogia pela Faculdade Claretianas e especialização em Arte/Educação. Estudou Canto MPB/Jazz no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, em Tatuí. Teve como professor os violeiros Mazinho Quevedo, Fernando Sodré e João Paulo Amaral (formado pela Unicamp-Campinas). É professora de viola caipira e violão na cidade de Piracicaba.

Em 2017 a Orquestra lançou seu primeiro Álbum com CD e DVD “BATE NA VIOLA” que foi concluído através do EDITAL 01 da Secretaria de Cultura de Piracicaba, financiado pelo FAC (Fundo de Apoio a Cultura) através da Prefeitura Municipal de Piracicaba com parceria do CONCULT (Conselho de Cultura).